Conchas
Olá! Visto que estamos no verão, a melhor época para aproveitar o sol e passear pela areia, muitas pessoas gostam de admirar e apanhar as conchas que são trazidas pelo mar. E é sobre este mesmo assunto que iremos falar.
A concha é um órgão rígido, característico dos moluscos. A morfologia da concha é uma das características usadas para classificar estes animais:
- Os gastrópodes, como os caracóis, têm geralmente uma concha assimétrica, muitas vezes desenhada em espiral;
O nácar (Substância dura, rica em calcário, produzida por alguns moluscos, por exemplo o caracol, no interior da sua concha, que é utilizada em bijuteria ) deposita-se de forma contínua na superfície interna da concha do animal. Estes processos proporcionam, ao molusco, um meio para alisar a própria concha e mecanismos de defesa contra organismos parasitas e dejectos prejudiciais.
Quando um molusco é invadido por um parasita ou é incomodado por um objecto estranho que o animal não pode expulsar, entra, em acção, um processo conhecido como enquistação. Com o tempo, formam-se pérolas. A enquistação mantém-se até que o molusco morra.
Em lugares onde se acumulam grandes quantidades de conchas, formam-se sedimentos que podem converter-se em calcário.
Alguns animais, como os paguros, aproveitam conchas abandonadas para as utilizarem como proteção de seus corpos moles.
Porque se houve o som do mar nas conchas?
Quando se “escuta” uma concha, apenas se ouve os sons que estão ao seu redor. A forma de concha funciona como um amplificador do som ambiente. É por isso que alguns anfiteatros ao ar livre têm este formato. Encostando a concha na orelha, o ar que passar por ali vai bater e voltar nas superfícies curvadas da concha, esta ressonância do ar acaba por criar o som que a gente percebe. 
Sem comentários:
Enviar um comentário